Henrique Oliveira

HenriquedeOliveira

Nome: Henrique Oliveira
Cidade/Estado: Belo Horizonte/Minas Gerais
Bio: Gestor de Riscos Corporativos, Sox, Compliance e Anticorrupção. Membro do Comitê de Integridade da ArcelorMittal Brasil. Escritor do Livro Brasil Beer e palestrante e consultor financeiro e de modelo de negócios para cervejarias. Presidente fundador da ACervA Mineira – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais.Proprietário da marca Cervejaria Ave Cesar.
Atuação na cerveja: Blog & mídias cervejeiras/Escritor(a) cervejeiro(a)/Jornalista
Site/blog: www.cervejaavecesar.blogspot.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/henrique.oliveira.37017#
Twitter: twitter.com/cervejaavecesar
Instagram: não informou
Untappd: não informou

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Lund Weiss. É a refrescância com a vontade de comer! Como o estilo Weiss é um dos meus preferidos, ela traduz literalmente a escola alemã de cervejas. É íntegra em seus maltes, no tato, na potência de sua gaseificação e aromas. Já deu água no boca!

Onde você a provou?
Cervejaria/brewpub

1a) Melhor IPA produzida no Brasil (American, English, Session, Imperial, Black, Belgian etc)
Backer Las Mafiosas Diabolique IPA. American IPA bastante potente em sua formulação, feita com limão capeta, com lúpulos destacados em amargor e, sobretudo, sabor. Se trata de uma cerveja realmente “diabólica”!

 1b) Melhor Stout produzida no Brasil (Sweet, Dry, Export, Imperial etc)
Ave Cesar Londinium. Cerveja desenvolvida em parceria com a Cervejaria Uaimií e pela produtora de café do Alto Caparaó. Foi fabricada no estilo Stout, maturada com o café “Coffee of the Year 2015”. A cerveja ficou sensacional, com notas de torra, encorpada. (Lembra muito armazém de café).

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Uaimií Barão de Eschwege. Essa Dormund Export da Cervejaria Uaimií, do município de Itabirito, ainda me encanta os olhos e o paladar. Muito equilibrada e com alta drinkability.

Onde você a provou?
Cervejaria/brewpub

2a) Melhor Bock/Doppelbock produzida no Brasil
Profana Doppelbock. Cristiam Nazareno Rocha teve o zelo em produzir essa beldade. Se tornou especialista no assunto. A cor avermelhada, os maltes tostados e levemente defumados levam para a sua Double Bock a sua subida ao podium. Espero um dia ver essa cerveja em escala nacional.

3) Melhor Sour ou Wild Ale produzida no Brasil (cervejas ácidas)
Não provei, com vivacidade, cervejas do estilo. Ainda é um tipo de cerveja que ainda não me apeteceu.

4) Melhor Barrel ou Wood Aged Beer produzida no Brasil (cervejas maturadas em madeira)
Falke Doppel Bock. Essa cerveja colaborativa foi feita entre a Falke Bier e a cervejaria inglesa Beavertown. Sua composição, além das características de uma Bock concentrada, levou  jabuticaba em sua receita e foi maturada em barris de carvalho. Uma complexidade só! Valeu cada gole.

5) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Goose Island IPA. Fiquei impressionado com essa cerveja no dia de sua apresentação na cervejaria Wäls, em Belo Horizonte. Impressionante seu equilíbrio entre malte e lúpulo. Barack Obama tinha razão ao mencionar essa cervejaria em uma entrevista coletiva.

6) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Samuel Adams Boston Lager. Uma cerveja simples, porém com muitos atributos. Cor, aroma, sabor presentes, todavia de forma bem marcante. É o segundo ano que elejo essa cerveja.

7) Melhor Sour ou Wild Ale estrangeira à venda no Brasil (cervejas ácidas)
Não provei, com vivacidade, cervejas do estilo. Ainda é um tipo de cerveja que ainda não me apeteceu.

8) Melhor Barrel ou Wood Aged Beer estrangeira à venda no Brasil (cervejas maturadas em madeira)
Harviestoun Ola Dubh 1991. Ainda tinha mais uma cerveja da Safra de 1991. Os barris deram à essa cerveja notas tostadas e defumadas, com boa complexidade. A importadora foi a Brazilways.

 9) Melhor cerveja caseira
Rock Beer Ledzúpulo I. Essa escolha foi difícil! O triênio 2013-2014-2015 foi formado por uma verdadeira “catapulta” para o mercado caseiro no Brasil, surgindo milhares de novos entusiastas. Meu voto vai para Fernando Quadros de Azevedo e a sua Rock Beer Ledzúpulo I. Uma Ale rica em malte e lúpulos aromáticos e de amargor. Um show de abertura no mercado cervejeiro.

10) Há algum estilo de cerveja que careça de mais oferta de rótulos no Brasil? Qual?
Bières Bruts. São cervejas de duas etapas de fermentação, o que traz cuidados adicionais ao processo. E essas cervejas no Brasil possuem rótulos que se pode contar nos dedos. Quem sabe não surgem amigos que queiram fazer algo mais?

10a) Em 2015, você consumiu mais cervejas…
Nacionais

10b) Da mesma forma, em 2015 você tomou mais…
Chope/growler

11) Melhor bar cervejeiro ou brewpub ou taproom nacional
Hop’n Roll. Esses companheiros de Curitiba são muito bons! Boa comida, além de cerveja da casa e de convidados.

11a) Melhor restaurante brasileiro com oferta de cervejas
Parque Cervejeiro Backer. Ainda não tive notícias de algo diferente no Brasil. Um verdadeiro ateliê cervejeiro que merece a visita e admiração.

11b) Qual o local brasileiro em que você tomou chope na melhor condição de qualidade?
Krug Bier. Um dia esses caras vão me informar como eles tiram o chope daquelas torneiras!

12) Melhor mídia cervejeira (blog, site, podcast, videocast, canal de Youtube, programa de rádio, programa de TV etc)
Cervejantes. Programa de TV no Canal + Globosat. A ideia que tem como protagonista Leonardo Botto foi realmente sensacional. É uma evolução na mídia da TV relacionada ao segmento de cervejas especiais.

12a) Melhor site de cervejaria nacional
Bebendo Bem. Fabian Ponzi profissionalizou o blog! O cara está atualizando dados constantemente e nos deixa bem informados no mundo cervejeiro. Parabéns ao camarada!

12b) Melhor comunicação visual de cervejaria nacional
Cervejaria Backer. Gosto muito da estratégia de marketing da Backer, comandada por Ana Paula Lebbos. Tem muito bom gosto e se comunica muito bem com o cliente.

13) Melhor sommelier/sommelière de cerveja brasileiro(a)
Rodrigo Lemos. Beer sommelier autodidata, Rodrigo fundou a Confraria da Cerveja BH e o blog Beer Architecture, talvez o primeiro do Brasil. Desenvolveu beer tours ao longo dos anos e manteve o estilo de beer sommelier, dando dicas e criando harmonizações. Conhece milhares de cervejas. Minha nota é para esse profissional (que tenho orgulho em tê-lo conhecido e ser seu amigo).

14) Melhor evento cervejeiro nacional
Festival Brasileiro da Cerveja. Um marco. Um ícone.

15) Melhor fato cervejeiro do ano
Ousadia dos cervejeiros caseiros e o surgimento de novos empreendedores em cervejarias.

 16) Pior fato cervejeiro do ano
O amadorismo e o arcaísmo com que o governo e os partidos políticos (Deputados e Senadores) levam o País, aumentando e muito o “Custo Brasil”, desvalorizando abruptamente o Real e nos deixando anticompetitivos, burocratas, caros, lerdos, longe de atingirmos o justo e o ideal. O segmento precisa renovar com fôlego, com uma vela no fim do túnel, por que luz não existe mais.

17) Previsão cervejeira para 2016
Imagino que haverá a criação de novos modelos de negócios no segmento, novos eventos de rua e para o público em geral e a profissionalização maior dos pequenos no setor. O boom de novas fábricas de nano e pequeno porte ainda estará em pauta. Há muito espaço para as cervejarias nos municípios interioranos no Brasil.

18) O que você entende por escola cervejeira?
Local onde se há estudos técnicos, invenções, experiências, práticas, normas e procedimentos registradas formalmente e por meio do ensino coletivo. Isso é uma escola. E como diz minha mãe Hortência Pires: “uma escola necessita de alunos e professores”.

18a) Na sua opinião, o Brasil conseguirá ter uma escola cervejeira própria um dia?
Sim. Basta a união. A ACervA Brasil pode ser um canal.

19) A situação econômica do Brasil fez com que você alterasse projetos e hábitos cervejeiros? De que forma?
A situação econômica retraiu o consumo, principalmente em bares e restaurantes, onde a taxa de serviço está muito alta (e talvez com razão). Estamos em fase de economias, pela incerteza de em continuarmos ativos em nosso trabalho.

20) O que você acha de negociações (aquisição, fusão etc) entre grandes grupos cervejeiros e micro cervejarias?
Faz parte de qualquer mercado, tanto no Brasil quanto no Exterior. É complexo dar opinião sobre o tema de forma generalizada. Assim como no setor cervejeiro outros setores também estão passando pelo mesmo processo. (Mineiração, siderurgia, bens de consumo, agroindústria) etc.

21) Você ou sua empresa tem/têm alguma relação profissional/comercial com alguma das marcas e empresas citadas nos votos? Em caso afirmativo, favor especificar quais:
Não.

Leave a comment